Busque no blog

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Comunicação serial com java - Arduino e microcontroladores diversos - introdução.

Comunicação serial com java - Arduino e microcontroladores diversos.

Introdução
          Já pensou em fazer seus projetos com linguagem de programação JAVA ? Poder controlar ou ler dados do seu arduino ou qualquer microcontrolador é uma tarefa um pouco confusa para quem não tem muita experiência com microcontroladores ou com programação de computadores. Isso se tornou um impedimento do passado, uma vez que as duas coisas andam juntas nos dias de hoje e poder ver, controlar e medir variáveis e mostrar na tela do computador ou tablet e, até mesmo, em smartphones é um desafio um
tanto animador e prazeroso, visto  que é a pessoa a idealizadora dos seus projetos. 
          Vamos começar por apresentar a IDE que vamos usar, que é  www.netbeans.org, que vamos usar para escrever nossos códigos e telas. 
          Uma vez com o netbeans instalado, vamos tentar baixar alguns componentes que nos ajudarão a compor nossa tela de supervisório ou uma simples IHM, que são as telas de medidores com ponteiros, lâmpadas, LEDs, sinaleiras e muito mais em http://grepcode.com/project/repo1.maven.org/maven2/eu.hansolo/SteelSeries/ , prefira sempre as versões acima de 25, baixe até o 30 e guarde em uma pasta renomeada para pasta de JAR ou um nome que possa ser fácil de lembrar ou na pasta lib onde está instalado seu jre7 ou jre8, que no meu caso é na pasta java em C:/ no windows. O próprio netbeans se encarrega de criar a classpath, que é uma configuração de localização dessa jre no computador, se isso não acontecer, procure na internet como configurar uma classpath.
          Depois de baixar os arquivos da steelseries, vamos baixar a API RXTX em http://java2s.com/Code/Jar/r/Downloadrxtx22pre2jar.htm e colocar na mesma pasta onde foram baixados os arquivos JAR do steelseries. 
          Agora precisamos abrir o netbeans e esperar ele se estabilizar, feito isso, vamos criar um novo projeto, seguindo as telas a seguir : 



          Escolhemos JAVA e depois aplicação JAVA, como se segue, depois clique em próximo : 

          Damos um nome sugestivo ao nosso projeto e a localização de onde ele será alocado. Lembrando que as classes terão o nome do projeto, assim como a pasta do projeto, terá o nome do mesm. Desmarque "criar pasta principal" pois o netbeans vai fazer esse trabalho depois quando for criar um frame. Clique em finalizar.           


       
           A tela seguinte é o projeto já pronto para começar seus códigos em java, mas falta acrescentar os componentes que usaremos para efetuar a comunicação serial e isso vem logo a seguir. Clique no sinal de + no lado esquerdo do projeto e o abra até aparecer as subpastas.


           Após isso, na sub pasta default, clique com o botão direito do mouse em cima e selecione Novo, depois FormJFrame.


          Damos um nome ao form e definimos um pacote. Pacote é o mesmo que pasta ou diretório onde colocamos nossos arquivos. Na maioria das vezes, somente estas duas definições são suficientes para a gente começar, que é dar nome ao form e definir o pacote. Clique em concluir . 


           Agora temos a tela do nosso projeto : 


          Agora, neste ponto, seu netbeans está com um projeto esqueleto, ou seja, sem nada. Você vai usar sua imaginação para definir ou idealizar uma tela que possa ser condizente com o que pretende fazer nos seus projetos. 
          Coloque o mouse no lado direito, perto da área livre da paleta e tecle com o botão direito do mouse e escolha "gerenciador de palheta", depois clique em "Adicionar do JAR" em instalar componentes da paleta,  escolha o arquivo jar que você baixou na pasta de sua escolha, conforme a figura, clique em próximo e selecione cada item que aparecer. 


          Antes de mais nada, vamos dar um nome ao novo componente que queremos acrescentar : 



           Agora devemos escolher em qual categoria vamos associar nosso componente e depois disso falta apenas associar a lib de RXTX na pasta do projeto e pronto para começar :


          Agora associamos os componentes a paleta da direita com o nome que você criou para a categoria e pronto, nesta parte :

          Falta , agora inserir a API de RXTX do java no projeto em questão para a gente poder usar a porta serial como queremos. O arquivo jar com nome tridente.jar pode ser conseguido aqui https://kenai.com/projects/trident/downloads ,ele serve para fazer os componentes da palheta funcionarem adequadamente.

       
       


          Pronto! Nos próximos posts, tentarei começar com essa biblioteca toda e apresentar um apanhado de como conectar e desconectar a porta serial com arduino, pinguino, ziloguito, renesas e etc. para verem a facilidade de se poder criar uma IHM funcional e prática.
Bons estudos e até lá !
Considere doar qualquer quantia como incentivo a escrever este blog, não é obrigado, não é isso. Só para saber se meu trabalho está sendo bem recebido e sendo útil. É só clicar nos botões doar. Obrigado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário