Busque no blog

domingo, 17 de novembro de 2013

Módulo de som e voz para projetos - arduino ou stick.

Módulo de som para projetos - Arduino ou qualquer MCU 

            
               Que tal colocar voz e som nas suas aplicações ? 
               (andrepereira@ig.com.br - 21 991267264 - RJ )


Olá pessoal, quanto tempo a gente não se fala, ou seja, não se lê ?
Pois bem ! Vocês pediram e serão atendidos. O tempo parado foi para poder criar um projeto que atendessem a alguns de vocês e se você se identificou com o assunto, obrigado, você é a pessoa que tornou isso possível com sua sugestão, sua ideia e sua crítica.
Estamos lançando um módulo de som que pode ser usado para reproduzir sons diversos, desde um música, um aviso, uma criação para festas ou avisos sonoros de alerta ou uma secretária eletrônica microcontrolada, o importante é a sua imaginação onde usar e isso é com você. Cabe a mim, criar o
produto e ele está pronto.

Módulo de som WT588D_arduino


Demonstração de módulo de som arduino com as portas de entrada

O módulo foi criado para ser acionado por microcontroladores, computadores pela saída paralela ou sozinho, pelos botões que nele estão. 
O uso é simples. Em modo standalone, ou como está, basta plugar na USB de algum computador, baixar o arquivo de som e apertar os botões que se encontram no módulo e ver o som tocar. Nesse caso, se for usar alimentação externa de 5V, esta deverá estar ausente durante o processo de gravação, onde se retira o cabo USB e se conecta a alimentação de 5V externa. 
No modo microcontrolador, pode usar o arduino ou QUALQUER outro microcontrolador para acionamento das vozes ou sons que tenha baixado. Os modos de botões só aceitam 4 vozes, mas é possível usar o modo MP3 e ter mais vozes apenas incrementando ou decrementando o scan interno. O software com a função MP3 não está mais disponível no site do fabricante, até onde sei, só eu tenho oficialmente e autorizado a ter. Pode ser fornecido a todos que adquirem os produtos da waytronic china comigo. 
Esse módulo da foto tem capacidade de tocar até 120 segundos de som e voz que pode variar em função do sample rate do arquivo de som. 
O valor desse módulo é dado a quem interesse tenha em adquirir pois ele pode variar no tempo, pois é comprado os chips em dólar e não dá para fechar um valor fixo em tempo longo de mais de 4 meses ou 5 meses. 
A maioria das aplicações se encontram nessas combis e vans que fazem o anúncio de rotas, em metrô e trens, anunciando as estações, em brinquedos que falam, secretárias eletrônicas e onde se precise de som e voz.
Deixo alguns vídeos abaixo para mostrar o módulo funcionando e como é gravado e posto para funcionar. Lembrando que, tanto a versão stick, ou seja, a pequenininha chamada WT588d-U quanto a tipo arduino, são gravadas do mesmo jeito e funcionam do mesmo jeito.
No desenho abaixo temos o diagrama de ligações do módulo stick ou placa de 28pinos : 


Agora, a ligação elétrica do módulo acima, do início do post, da placa azul, segue a seguir : 


O diagrama completo está aqui. O diagrama completo contempla as duas placas, a do arduino e a pequena.


Com isso em mente, acho que ficou claro a função dos módulos de som e vamos a exemplos de aplicações ou de como eles funcionam. 



Obrigado por assistirem mais este post, a sua contribuição é muito importante. Participe! 

2 comentários:

  1. Adquiri um módulo arduino WT588D, como faço para baixar a versão do programa onde é possível por arquivos MP3?obrigado

    ResponderExcluir