Busque no blog

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pequeno tutorial KICAD-PCB parte 1 - Apresentação.

Pequeno tutorial KICAD-PCB parte 1 



         A pedidos de amigos e demais interessados começamos aqui um mini curso de KICAD, uma ferramenta de desenho de placas de circuito impresso de código aberto e livre. Ideal para ser usado em universidades, escolas técnicas e onde este for necessário.
          Observem o fluxo de trabalho que permite o desenvolvimento de qualquer arquivo no KICAD. Ele funciona do mesmo jeito que a maioria dos programas livres e grátis, com a exceção de ser mais popular e mais desenvolvido, ou seja, possui mais gente trabalhando no seu desenvolvimento.

Fluxo de trabalho do Kicad-PCB 

          
          Apesar da similaridade com outros programas, o kicad trabalha os componentes e o footprint de maneira separada o que permite que um componente possa ter interconexão com vários footprints, como exemplo, um PIC18F2550 em encapsulamento DIP ter outro footprint em encapsulamento SMD e esses serem associados a outros componentes o que facilita na criação de PCBs. 
          Kicad é uma ferramenta composta de duas ações importantes na criação de projetos eletrônicos. Uma delas é a criação de um esquemário e a outra a de criação de um layout da placa de circuito impresso e ambas as ações estão relacionadas em um único ambiente. 
          As bibliotecas de componentes e de footprints já acompanham o programa na maioria dos casos em que se necessite e você pode criar ou personalizar as suas próprias caso precise ou queira em modo desenvolvimento ou só usando a parte do programa para isso. Uma das maravilhas é poder criar a placa e poder alterar o componente sem ter de sair do projeto, isso é maravilhoso.
          Uma das maravilhas do KICAD é poder criar suas próprias libs  de maneira rápida e transparente o que agrada na criação de componentes novos que não tenham vindo junto com a instalação do programa. Acesse o link e experimente : http://kicad.rohrbacher.net/quicklib.php
          Na fugura abaixo, que é meu desktop, tem um modelo de um simples projeto e na internet é possível achar outros projetos até mesmo em microvias e multilayers, mostrando o potencial do KICAD como ferramenta de criação de PCB de maneira profissional. 


          Na criação de componentes 3D, foi escolhido o http://www.wings3d.org como ferramenta de criação de componetes .wrl que o kicad usa para poder mostrar os componentes 3D como na figura acima. Neste caso, se não gostou do modelo básico dos resistores e quiser mudar, basta entrar com o programa wings3d e abrir o resistor, modificar acrescentando outra forma ou mais cores conforme os valores e salvando com outro nome ou outra biblioteca de componentes 3D e assim ter um visual mais completo e bonito. Vejamos uma demonstração do wings3D na figura abaixo :


          Acima um exemplo de resistores completos em cores, um trabalho de um grande amigo de Niterói , nosso amigo Renie Marquet que também é o tradutor para o nosso português do programa e do manual, alem de imensa quantidade de componentes criados por ele. Acessem o site do nosso amigo aqui http://www.reniemarquet.cjb.net/ é muito importante enviar um e-mail de agradecimento pelo tempo que ele perde fazendo o KICAD ser o que é para os brasileiros, então encham a caixa postal dele com todo tipo de agradecimentos isso ajuda no ego e no engajamento que ele já possui nesse projeto. 
          Como existem comunidades grandes ao redor do projeto kicad, apresento outros componentes em 3D na figura a seguir só para mostrar a funcionalidade desse maravilhoso programa. 


  1.           Sites importantes sobre kicad.
                              -  http://www.kicad-pcb.org 
                              -  http://www.reniemarquet.cjb.net/kicad.htm 
                              -  http://library.oshec.org 

          Essa foi uma breve apresentação, complementar a anterior e vamos seguindo com o mini-curso de kicad para que você possa desenvolver sua placa e se familiarizar com este maravilhoso programa de desenho de circuito impresso e até o próximo post .... 



Nenhum comentário:

Postar um comentário